Cartoon Series

As aventuras de Caca

Cacá era um garotinho de cinco anos de idade que vivia numa aldeia na pré-história, mais precisamente na Idade da Pedra. Ele dividia suas aventuras com as outras crianças da aldeia, como Mochila, Cheirosa e Barum, seus maiores amigos.As aventuras eram das descobertas de Cacá e seus amigos, coisas do dia-dia que iam conhecendo e aprendendo. As coisas da natureza sempre tinha destaque, como arvores, ursos, peixes, nuvens, entre outros, inseridos como se fossem importantes personagens. O desenho tinha uma magia especial, não só por suas histórias cheias de inocência e doçura infantil, as vezes poéticas, mas também pelo carisma de seus personagens, não tinham poderes sobre humanos, mostravam estar bem próximos da realidade do público que assistia ao desenho.

O desenho mostra a morte como uma coisa que acontece normalmente, não a esconde das crianças a verdade. Cacá  mostrava lições de vida marcantes para seus telespectadores, o que era certo e errado, ele transmitia de forma simples e pura suas mensagens. As crianças do desenho pensavam e questionavam o que estavam acontecendo em sua volta, eram bem educativo as aventuras. Cacá ensinando como saber a direção do vento ( basta umedecer o dedo na boca e levá-lo ao alto ). Quem se lembra do Enciclopédia, um velho sábio Eremita, era sempre respeitado pelas crianças e pela toda Aldeia, pelo seu conhecimento.

Nas aventuras de Caca tinha vários episódios clássicos como aquele que Cacá salva um coelho do incêndio, e cuida dele dando cenouras e frutas, para o coelho se recuperar do machucado. Só que Cacá resolve ficar com o animal ao invés de libertá-lo, mas no fim uma raposa vem e mata o coelhinho, Cacá fica triste, todos seus amigos foram junto com ele enterrar o coelhinho, num monte de folhas, todos vão embora e fica apenas Cacá, de repente a alma do coelhinho sai do monte de folhas e sobe correndo pelo céu até as nuvens, esse episodio levou muita gente a lagrimas. Na outra aventura foi a do urso, o pai de Cacá depois de ver o amigo ser morto, acerta uma flechada no olho do bicho, deixando-o  urso caolho.

Caca viveu varias aventuras como a do peixe preso num açude, tenta pescá-lo, e no fim quando consegue, acaba libertando-o, em respeito a sua vontade de viver. Nunca se vê o peixe, só uma vez quando ele dá um pulo enorme que atravessa o barco. Em outra situação Cacá discute com seu amigo sobre do que são feito as nuvens e acaba acontecendo um desafio. Os dois partem para montanha com um saquinho afim de apanharem um bocadinho de nuvem e levar para aldeia. No começo eles estão bem competitivos, mas então surgem os problemas, como ventanias e desmoronamento e logo se vêem tendo de ajudar um ao outro e a amizade vai retomando. As aventuras de Cacá contou com 26 episódios.

Cartoon Series

  e-mail : cartoon_series@yahoo.com.br

Ficha técnica:

Título original: Wanpaku Omukashi – Kum Kum
Estréia no Japão: 10/03/1975
Número de episódios: 26
Animador:”Yas” Yasuhiko Yoshikazu
Emissora no Brasil: SBT

Lista completa dos episódios ( em português, tradução das sinopses por Jadilson Torres )

01- Capturando Nuvens:

As nuvens seriam fofas e quentes como uma pele de coelho, ou frias e rígidas como as barbas de um sábio? Cacá e Littlerock vão escalar a montanha do fogo infernal para descobrir! Mas uma tempestade incomum está a caminho. É quando Parrudão e Jumbo descobrem onde estão os meninos e seguem para salvar-los desta catástrofe! Será que vão chegar a tempo?

02- O ovo avestruz:

Cacá está tentando atirar seu tacape em Littlerock e tudo torna-se uma verdadeira bagunça quando o Tacape de Cacá acerta um vespeiro. Irritadas por terem sido perturbadas, as vespas ferroam quase todos os habitantes do vilarejo… Exceto Cacá! ** Parrudão fica irritado porque Cacá não se desculpa pelo ocorrido com as pessoas.
** Sente-se responsável pelas ações do seu filho e vai em busca de um antídoto: Um ovo de avestruz , que de acordo com o Sábio Enciclopédia pode ajudar a sarar os efeitos das picadas das vespas.
** Aventuras e perigos aguardam pai e filho nesta incrível busca!!!

03- A gente do mar:

Todos os anos o povo do mar vêm para as montanhas para comercializar e fazer escambo de seus bens com o povo da montanha. Este ano Cacá conhece uma nova pessoa, KARO, a filha de Fisher, chefe da gente do mar. Cacá, Incentivado por KARO e também animado com a perspectiva de novas aventuras para além das Montanhas, se interessa em ir com o povo do mar quando eles voltarem para casa. Então, Fisher pede-lhe para ir com eles quando voltarem para o mar, e propõe uma disputa com Parrudão. Mas Parrudão reluta em entrar em uma disputa na qual o vencedor ficará com o menino. Cacá vai voltar para o mar com eles? Parrudão será derrotado na batalha com Fisher?

04- O peixe arco-íris

O Dia estava correndo sem surpresas, até que Cheirosa avistou um peixe… um peixe enorme que se parecia com um arco-íris. Quando as crianças o viram elas decidiram que apanhariam de qualquer forma o Peixe Arco-Íris. Apesar da advertência de "Dark Eyes"(a feiticeira da tribo) e da eminente ameaça de uma grande bronca de sua mãe, Flora e espancamento de seu pai, Parrudão - Cacá e os seus amigos trabalharão duro para capturar o enorme peixe arco-íris que vive no rio profundo. Poderá o sagaz peixe arco-íris ser capturado?

05- O retorno de Roman

Roman, o filho errante do sábio Enciclopédia, retorna à aldeia depois de muitos anos. Para ajudá-lo a permanecer, as crianças tentarão construir para Roman sua própria casa, já que ele e seu pai não se dão muito bem. Mas os problemas começam quando os miúdos decidem decorar a nova moradia de Roman com coisas retiradas das casas de outras pessoas... Sem autorização!

06- Cinzas caem do céu

A montanha de fogo inesperadamente entra em erupção, cobrindo a vila e arredores com uma enorme quantidade de cinzas vulcânicas. Mas este evento irá pôr em perigo a colheita e os campos da Montanha Folk? Quem imaginaria que no meio desses acontecimentos, os Cheeky Squeakies forneceriam a resposta para o dilema da aldeia?

07- O Coelhinho Branco

Um novo amigo, um coelho, a quem as crianças deram o nome de Coelhinho Branco torna-se seu novo animal de estimação e diversão! Até que ocorre uma tragédia em que toda a gente aprende uma valiosa lição.

08- Relógio

A água de um géiser, super aquecida pela montanha de fogo é utilizada pela aldeia. Porém, várias pessoas foram inesperadamente queimadas e feridas pelo esguicho do géiser, o que pôs em risco a segurança das crianças e dos adultos. No entanto, a partir deste acidente Cacá descobre uma coisa nova: uma maneira de marcar o tempo e prever com precisão as erupções do Géiser.

09- O Colar

Nesta tocante história de amor, Jumbo se torna poético quando pensa na beleza da irmã de Cacá, Wildflower. No entanto, embora Wildflower fique muito lisonjeada por desfrutar de toda essa atenção, seu coração só pertence ao Roman, o filho do sábio Enciclopédia.

Até mesmo Enciclopédia considera os versos de Jumbo tão bons que deveriam ser esculpidos em pedra em uma de suas tábuas, para serem preservados. Tanto Wildflower quanto Jumbo ficam animados com essa perspectiva. Subitamente, porém, Jumbo muda de idéia quanto a coisa toda. O que aconteceu?

10- Em busca de um discípulo

Uma vez que Roman não tem vontade de dar seguimento aos passos acadêmicos de Enciclopédia, Cacá é escolhido para ser o seu novo discípulo.
Será que isso dará certo?

11- Saurus, o covarde

Cacá fica curioso em saber de onde Saurus, o Brontosauro que vive no lago veio. Seus pais não sabem. Saurus tem estado ali durante tanto tempo que nem eles e nem sequer os seus avós poderiam lembrar! Wildflower tem uma idéia (principalmente porque ela pretende ver roman) que é levar um presente para Enciclopédia para que com isso ele diga-lhes tudo sobre Saurus. Depois de ouvir a história da falta de ferocidade de Saurus, Littlerock tem dúvidas se é verdade e essa questão de saber se é verdade ou não se Saurus é covarde é testada quando Cacá lança pedras em Saurus para irritá-lo. Não fica irritado, mas quando aparecem Karoo o caçador e os seus homens, as crianças percebem que Saurus está em grande perigo. Eles poderão salvá-lo de Karoo e os seus homens? Ou será que algo totalmente inesperado acontecerá no final?

12- A mosca da neve:

A vovó de Bumbles, Granny Apple, narra a história de spooky o deus do Inverno, que transforma as pessoas em árvores mortas. Cacá e Butterfly seguem as moscas da neve até se perderem no deserto Reed, que guarda um vale de árvores mortas, parecido como o narrado no velho conto.

13- Grotto, o mago

Quando uma desconhecida "fera" aterroriza os aldeões, surge o misterioso Grotto que vem em seu socorro. Mostrando seu grande poder, ele aceita matar a "fera", mas por um preço: Eles devem fazer de Grotto seu líder se ele conseguir!
Parrudão e Enciclopédia estão céticos a respeito dessa história, mas nada podem fazer. Mas Roman encontra uma prova que expõe a Grotto, mostrando o quem ele realmente é!

14- O pequeno papai

Enquanto Parrudão está fora com seus amigos em uma viagem de caça, Cacá agora é o chefe da família!
Proteger a família e ajudar os homens da aldeia, mantém "o pequeno papai" muito ocupado - e com fome também. Mas depois de uma dura tempestade de neve, e de os homens não retornarem da caçada - as pessoas ficam preocupados achando que eles poderiam estar perdidos ou pior!
Quando ouve a notícia, Cacá inicia uma perigosa jornada a fim de encontrar seu papai!

15- O elefante bolota

Sempre muito competitivos, os dois rapazes Cacá e Littlerock estão envolvidos em um jogo de atirar o martelo, quando um segredo é descoberto na caverna! Dentro da caverna há uma enorme bolota e enquanto os meninos a arrastam para fora Parrudão narra a história do Elefante bolota e como ele lutou com essa fera há muitos anos, e como o evento o levou à descoberta do seu verdadeiro amor, Flora.
Inspirado pelo conto, Cacá vai para o Norte da aldeia a fim de fazer seu nome e fica de pé esperando para matar um mamute como fez seu pai quando era jovem.
Mas ele vai encontrar o que procura ou outra coisa? Conseguirá ele fazer para si um nome grandioso e glorioso ou não?

16- Adeus para sempre

Cacá está cada vez mais mal-criado! Pobre Parrudão, simplesmente não está conseguindo educar Cacá, ou achar uma forma de fazer a sua cabeça. Cacá fica algum tempo longe de casa, e vive fora...

17- Saurus Desaparece

Pobre Saurus não está mais como qualquer jovem!
Quando as crianças tentam o persuadir em ficar de pé com as mãos para cima ele falha e desaba deixando um montão de grama verde amassada!
Repugnado e dolorido, Saurus se esconde no lago dele – Naquela noite Saurus acorda Cacá e a sua família com os seus gritos tristes, e no dia seguinte ele parece ter desaparecido completamente.
Quando eles pedem ajuda ao sábio e perguntam por ele, Enciclopédia não é capaz de dar notícias de Saurus mas fala para as crianças que quando um saurus envelhece ele parte para o Cemitério das feras para morrer, mas eles não acreditam no velho homem. Seguindo os rastos dele as crianças viajam por densos bosques, por correntezas perigosas, e cruzam um deserto ardente – então para o espanto delas, os rastros de Saurus os conduzem para o lugar mais triste que eles já viram. O Cemitério das feras!

18- O Urso Assassino

Enquanto procura o seu Pai em uma ladeira nevada, Cacá vê bem de perto um urso preto feroz que claramente tem um olho ferido.
Quando ele conta para Parrudão, seu pai fica muito sério, depois de muitos anos, a vida lhe deu uma nova oportunidade de encontrar o Urso, a fera que matou o seu melhor amigo. Determinado a vingar o seu amigo, Parrudão parte com Cacá no encalço do
Urso caolho para o encontrar e o matar.

19- O Desafio

Enquanto Roman limpa a terra inocentemente para plantar suas culturas de alimentos, destrói todas as flores favoritas de Butterfly.
A turminha fica tão revoltada com o descuido de Roman que começam a ameaçar o pobre Romano de morte!
Cacá e as crianças não se contém e finalmente enviam para Roman um Desafio para que enfrente Cacá em uma batalha.
Tentando fazer o seu melhor para não machucar Cacá, Roman ganha não só
uma lesão em seu orgulho, mas também uma grande dificuldade para calçar novamente suas botas.

20- O Monstro

A primavera está no ar e a aldeia está tendo o seu banquete anual na Mesa de pedra. Este ano as crianças estão apresentando um teatro. Jumbo está fazendo o papel de um Monstro cabeludo e grande... mas espere... aquele é mesmo o Jumbo, ou se trata de um monstro de verdade no palco?? Diversão excêntrica.

21- Os Cheeky Squeakies Declaram Guerra

Os normalmente calmos Squeakies se agitam. Invadindo a aldeia em grandes grupos, arrombam, roubam a propriedade dos aldeãos, e fazem uma bagunça geral. Enquanto seguem um deles até a floresta, Cacá e Littlerock tropeçam em um Squeaky que pode falar com eles, e que também pode revelar velhos segredos seculares das profundezas da terra.

22- A Troca

Caca e Cheirosa fazem uma busca para trocarem de lugar o pasto, já que por perto a grama está seca. No fim das contas, nem mesmo do outro lado do vale encontraram lugar algum onde a grama seja mais verde, mesmo depois de tanta busca...

23- O Três Corvos Pretos

É tempo de semeadura na aldeia, e todo o mundo está fora, nos campos ajudando. Cacá e seus amigos também estão ocupados em suas atividades, porém três corvos comem toda a semente e os fazem ficarem mal vistos. Por isso, as crianças juram vingança contra os corvos, mas enquanto Cacá e as crianças traçam seus esquemas de vingança quem sofrerá mais? Os corvos, Cacá, ou as pessoas da aldeia?

24- Dark Eyes, a velha mãe

As crianças acham uma cesta cheia de bebês abandonados e Dark Eyes se torna a Mamãe de substituta.

25- O Coração Partido

Roman decide que ele não pode mais permanecer na aldeia e essa decisão deixa a pobre "Wildflower"(a irmã de Cacá) com o coração partido. Cacá não se conformará com a situação em que se encontra a sua irmã, e jura trazer Roman de volta e o segue até o acampamento cigano para onde Romam se dirigiu. Mas lá eles tomam conhecimento de um plano mau para prejudicar a uma aldeia próxima... A aldeia deles!!

26- O Casamento

Romano que retornou à aldeia, pede a Parrudão a mão de "Wildflower" em casamento, mas o teimoso Parrudão nega. "Wildflower" fica transtornada e deixa a sua casa para fugir com Roman. Depois de pensar profundamente e também de várias bebidas com o sábio Enciclopédia, Parrudão muda o pensamento de seu coração, ou ele está bêbado demais para se preocupar!
Um episódio divertido com o casamenro de "Wildflower" e Roman, e o com o famoso passeio de um boi fugitivo que acaba se chocando com cabana de Dark Eyes, destruindo-a.
Cacá é claro, é repreendido pelo seu pai e lançado diretamente na Caverna de madeira, onde ele estava no começo da série.

Link de Pesquisa : Entre na Comunidade do Caca Participe no Orkut

 http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?rl=cpp&cmm=1537919 

Cartoon Series


[ Home ] [ Links ] [ Contato ] [ Sobre Site ] [ Livro de Visitas ]